sábado, 12 de março de 2011

Rust In Peace - a opulência de criatividade

Olá, pessoal!

Quando escrevi há algum tempo atrás sobre o DVD The Big4: Metallica, Slayer, Megadeth and Anthrax, prometi via Twitter que um dia escreveria sobre as obra-primas dos quatro grandes do thrash metal. Começarei então por Rust In Peace, lançado em 1990 pelo Megadeth. Não me recordo a fonte agora, porém, mais ou menos na mesma época, li um tweet assim: "o legal do Rust In Peace é que nessa época o Dave Mustaine cagava riffs". Excremento a parte, é a melhor definição que li para o álbum.

Praticamente composto em sua totalidade pelo guitarrista e vocalista Dave Mustaine, o Rust In Peace é o auge da criativiade desse conturbado gênio do heavy metal. Na época, a banda era composta ainda por David Ellefson no baixo, Marty Friedman na guitarra e Nick Menza na bateria. Essa é, aliás, considerada a formação clássica da banda. A preferida entre a maioria esmagadora dos fãs.

Mas voltemos ao álbum. Composto por nove faixas, o álbum tem como música de abertura a sensacional Holy Wars... The Punishment Due. Com um dos melhores e mais conhecidos riffs da história do thrash metal, Holy Wars tem na letra o que infelizmente ainda é notícia pelo mundo, as guerras santas. Os versos "Killing for Religion / Something I don´t undertand" não poderiam ser mais atuais. A música é nervosa e possui um excelente arranjo, com longas e fantásticas partes instumentais. Clássico!

A segunda música, também bastante conhecida, é Hangar 18. Acelerada e com outro excelente riff, a letra fala dos casos de visitas extraterrenas ao planeta Terra, estrategicamente abafados pelas forças militares norte-americanas. Não sou muito partidário dessas "Teorias da Conspiração", mas assumo que a música e a letra são muito bem escritas. Vale também pelo sensancional duelo de guitarras ao final da música, com Mustaine e Friedman detonando! Uma de minhas preferidas.

A terceira faixa se chama Take No Prisoners e é uma outra que se chama atenção pela agressividade e criatividade. Com uma sequencia cabulosa de riffs que se alternam de forma incrivelmente dinâmica, a música é um convite às famosas "rodas de metal". A letra fala sobre o famoso ataque à Normandia conhecido como o "Dia D". Selvagem!

A quarta faixa se chama Five Magics e é baseada no livro Master of the Five Magics do escritor Lyndon Hardy. Possui uma introdução arrastada e prossegue alternando velocidade e temas lentos. Detalhe interessante para as frases dobradas, com uma estranha e monstruosa voz repete os versos cantados por Mustaine.

Poison Was The Cure é a quinta música do disco. Bem acelerada, mostra uma certa tendência punk, porém com a cozinha bem mais "torta". Na minha opinião, uma boa música, porém a menos inspirada do álbum.

A sexta música se chama Lucretia. Começando com uma risada cabulosa, a música possui um envolvente groove. Não tenho certeza absoluta, mas a letra parece falar sobre uma bruxa. Corrijam-me, por favor.

A sétima faixa é outro clássico da banda, Tornado of Souls. Começa com um interessante e vigoroso riff cheio de harmônicos e segue por um tema forte e melódico. O refrão é vivo e muito bem escrito. A letra fala sobre um antigo relacionamento do vocalista Dave Mustaine.

Dawn Patrol é a oitava faixa e, com um canto quase falado acompanhado por uma  cozinha onde o baixo se sobressai, não passa de uma introdução para a nona e última canção, Rust In Peace... Polaris.

Mais agressiva e complexa do álbum, Rust In Peace... Polaris começa com um breve e violenta introdução de bateria seguida por uma sequencia sensacional de riffs e um vocal meio cantado meio falado. A letra  escatológica e cínica, fala das perigosas ogivas nucleares.

Quarto disco do Megadeth, Rust In Peace mostra uma banda muito mais madura em relação aos três primeiros álbuns, com uma identidade definida e com músicos de muita qualidade. As bases e solos dos dois guitarristas são incríveis, sendo que o Marty Friedman merece destaque entre o seleto grupo de guitar heros do rock. O trabalho do baterista Nick Menza também chama bastante atenção, principalmente pela forma inteligente em que alterna o uso dos bumbos. As linhas são inquietas e muito bem escritas!

Tive o prazer de recentemente assistir ao show Rust In Peace: 20th Anniversary Tour onde o álbum foi executado na íntegra. Mágico!

Enfim, recomendo este que está certamente entre os dez melhores discos de thrash metal da história e consta no livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer.

Grande abraços a todos e don't ask what you can do for you country, ask what your country can do for you.

Filipe.

4 comentários:

  1. Perfeito...não existe outra definição melhor. Pra mim não é apenas um dos 10 melhores do Thrash, e sim um dos 10 melhores do Metal em geral!

    ResponderExcluir
  2. Sim, a definição é ótima... a propósito, a autora acabou de reivindicar justamente a frase.

    Sigam: http://twitter.com/steka_

    ResponderExcluir
  3. Bem, outra pessoa entrou com "petição" sobre a autoria da frase.

    Então, "a César o que é de César".

    Sigam: http://twitter.com/ArielWerle

    ResponderExcluir
  4. Cara, Rust in Peace esta no meu top 10 de metal como o fabio comentou acima... esse disco eh um absurdo, mas tb nao poderia ser diferente, o Daave eh um genio e essa foi a melhor formacao do Megadeth.... a bateria do Menza eh impecavel, o Ellefson corretissimo e o Friedman um monstro...
    Holy wars, ao lado de disposable heroes do metallica, sao os hinos do thrash e a letra da musica eh muito inteligente.... como ja disse so um genio faz isso...
    Agora foda mesmo foi ter ido a SP para ver eles tocarem o disco todo !!!!!

    13 de março de 2011 21:13
    Adicionar foto de perfil
    Alterar imagem Selecionar imagem para upload

    Da web:
    Esta imagem será adicionada ao seu perfil do Blogger e aparecerá ao lado de novos comentários.


    Cara, Rust in Peace esta no meu top 10 de metal como o fabio comentou acima... esse disco eh um absurdo, mas tb nao poderia ser diferente, o Daave eh um genio e essa foi a melhor formacao do Megadeth.... a bateria do Menza eh impecavel, o Ellefson corretissimo e o Friedman um monstro...
    Holy wars, ao lado de disposable heroes do metallica, sao os hinos do thrash e a letra da musica eh muito inteligente.... como ja disse so um genio faz isso...
    Agora foda mesmo foi ter ido a SP para ver eles tocarem o disco todo !!!!!

    ResponderExcluir