quinta-feira, 24 de março de 2011

Steel Pulse - Rastafari Centennial - Live In Paris

Olá, pessoal!

Para não dizerem que, quando o assunto é música, só escrevo sobre rock and roll, resolvi escrever hoje sobre o Steel Pulse, minha banda de reggae preferida, e seu fantástico Rastafari Centennial - Live in Paris.


Para quem ainda não conhece, o Steel Pulse é uma banda inglesa fundada em 1975, com elementos do reggae roots provindo da Jamaica e pitadas interessantes de pop britânico. Diferente da maioria dos grandes nomes do estilo, o Steel Pulse é conhecido pela alegria presente em quase todas as canções, pela excelente técnica dos músicos e pelos arranjos minuciosamente elaborados. Difícil ouvir e não perceber essa diferença!

As letras possuem caráter religioso e político, característico do estilo!

Lançado em 1992, o Rastafari Centennial - Live In Paris (Elysee Montmartre) é o primeiro trabalho ao vivo da banda e trás uma coleção de hits do grupo.

A abertura fica por conta de State of Emergency, faixa-título do álbum lançado em 1988. Melodia forte e refrão fantástico.

A segunda faixa se chama Roller Skates e é um hit da banda, com relativa execução nas rádios. Divertida e dançante.

A terceira se chama K.K.K. e é um reggae mais arrastado com ênfase nos trabalhos vocais e na letra. E sim, ela fala da Klu Klux Klan.

Blues Dance Raid, outra canção dançante, é a quarta faixa do disco. Os trabalhos de guitarra nesta música já mostram a diferença entre o Steel Pulse e grande parte dos nomes do reggae. Bonita melodia no refrão e fantásticas fugas no tema. Dinâmica.

A quinta música se chama Taxi Driver e é outro reggae radiofônico. Com o clássico backing vocal sobre melodia simples, porém divertida, é outra boa música.

A sexta faixa se chama Soldiers e é outro grande clássico da banda. É uma das faixas que mais se aproxima do reggae jamaicano de Marley e Tosh. Bonito arranjo de metais.

A sétima faixa é o maior hit da banda. Stepping Out tocou muito e ainda toca nas rádios até hoje. Divertida.

A oitava música se chama Chant A Psalm e é uma de minhas preferidas. Difícil ouvir e não sair dançando! O refrão é lindo e marcante. Possui forte influência do R&B americano!

Gang Warfare é a nona canção. Dançante e com outro grande trabalho de metais, é outra boa música do disco.

A décima faixa fica por conta de Stay Wid De Ridin. Um reggamuffin dancehall interessante. Certamente grande influência para nomes como Shabba Ranks e Buju Banton.

A décima primeira faixa é um medley composto por Makka Spluff, Drug Squad e Handsworth Revolution. A primeira é um reggae acelerado e divertido, a segundo é mais arrastada com backing vocal clássico e a terceira é outro clássico da banda. Detalhe para a mudança de andamento dinâmica e inteligente do medley, mostrando o poder criativo e técnico da banda.

Ravers, a décima segunda faixa, é outra canção radiofônica. Lembro de ter ouvido algumas vezes nas rádios e até nas noitadas. Grande canção.

O encerramento fica por conta de Rally Round. Outra linda canção, melódica e bem arranjada. Essa versão ao vivo ficou extendida em mais de dez minutos, com as apresentações de praxe dos músicos e os devidos agradecimentos.

Enfim, recomendo aos apaixonados por reggae, não apenas esse, mas toda a discografia dessa pérola chamada Steel Pulse.

Para finalizar, deixo aqui o link para a versão de estúdio do maior sucesso da banda, Steeping Out.


Grande abraço a todos e "abracadabra me seh, catch me if you can",

Filipe.

Um comentário:

  1. Nao sou fa de steel pulse, mas eh uma das raras bandas de reggae que respeito musicalmente, acho q ele tem musicas com bastante conteudo, as letras sao muito boas e eles conseguem imprimir um estilo proprio ao seu reggea e nao caem na mesmice de outras bandas.

    ResponderExcluir