terça-feira, 25 de janeiro de 2011

The Big 4: O sonho realizado!

Olá, pessoal!

Como prometido ontem pelo Twitter, publicarei aqui minhas impressões sobre o DVD The Big 4.

Como a maioria dos fãs de heavy metal sabem, Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax são considerados pela mídia e pelo grande público como as quatro maiores e mais influentes bandas do thrash metal. A lista não chega a ser unimidade, pois muitos incluiriam Exodus ou Testament nela. Eu fico com os quatro escolhidos pela mídia.

Polêmica à parte, vamos ao que interessa: o DVD The Big 4. Ele é composto por quatro shows gravados em 22/6/2010 durante o Sonisphere Festival, em Sofia, Bulgária, mais um documentário sobre os bastidores.

A abertura fica por conta do Anthrax e seu maior sucesso: Caught In A Mosh. De cara, a banda mostra a velha competência, levantando o público com sua conhecida energia.  Emendam em Got the Time, cover de Joe Jackson, mostrando sua forte influência punk rock. Costumo dizer que o Anthrax é o que qualquer banda punk deveria ser.

O show prossegue com vários clássicos da banda e uma homenagem ao falecido Ronnie James Dio com Heaven and Hell como música incidental em Indians. I Am The Law fecha muito bem o show composto por apenas dez canções.

Joe Belladona já não tem mais a mesma voz de quando jovem, porém consegue dar bem o seu recado, inclusive em Only que originalmente foi gravado pelo vocalista John Bush que o substituiu na banda em 1993. O restante da banda continua impecável como nos velhos tempos.

O segundo show fica por conta do Megadeth, a minha banda preferida entre as quatro, que abre com a dobradinha do clássico álbum Rust In Peace: Holy Wars... The Punishment Due e Hangar 18. Mal a banda entra em cena e uma chuva torrencial cai sobre o Levski Stadium. O público, porém, não esfria nem um pouco. Aliás, o público da Europa Oriental, diferentemente da Ocidental, é quente como o público latino.

O show segue com alguns clássicos da banda e o hit Head Crusher do recém-lançado Endgame.

Menos cru que o Anthrax, o Megadeth apresenta um show muito técnico, com o guitarrista Chris Broderick demonstrado que foi o único substituto à altura do guitar hero Marty Friedman.

O Slayer sobe ao palco para o terceiro show da noite. Bem mais direta e nervosa que as outras três bandas, o Slayer abre com World Painted Blood, faixa-título de seu elogiado último álbum de inéditas. Constantemente digo que o Slayer é uma banda que cresce no palco e que me assusta como nenhuma outra. O que bandas de death e black metal fazem forçadamente, o Slayer faz com maestria. Parecem serial killers saídos de nossos piores pesadelos.

O show segue misturando clássicos da banda como Angel of Death, Seasons In The Abyss ou South Of Heaven com canções do último álbum. O show levanta o público desde a abertura até o fechamento com a forte canção Raining Blood do álbum Reign In Blood, álbum este quase sempre incluído nas listas dos melhores álbuns de heavy metal de todos os tempos.

O fechamento obviamente fica por conta do Metallica. Por que obviamente? Parafraseando Ronaldinho Gaúcho: "o Metallica é o Metallica". É impressionante a competência e a força que fez com que uma banda de thrash metal obtivesse poder para sozinha encher o Morumbi, como fez em 2010. Para lançar o álbum mais vendido da década de 1990: o Metallica ou "Black Album" como é chamado por muitos.

A música de abertura é a veloz e furiosa Creeping Death, seguida por For Whom The Bells Tolls. Ambas do segundo álbum da banda: Ride The Lightning.

O show segue misturando músicas do que muitos fãs denominam Metallica Old School - os quatro primeiro álbuns da banda - com canções do aclamado último álbum, Death Magnetic, e canções dos álbuns gravados nas décadas de 1990 e 2000, época em muitos fãs torceram o nariz para a banda.

A verdade é o que show do Metallica é um grande e competente espetáculo, somente igualado por outras grandes bandas como Rush ou Iron Maiden.

O momento clímax da noite ficou por conta da reunião das quatro bandas no palco para a execução de Am I Evil? da banda Diamond Head. É realmente emocionante para os que acompanham toda a história desses quatro dinossauros ver James Hetfield ao lado de Dave Mustaine. De ver a emoção de Scott Ian declarando no documentário que essa foi a melhor noite de sua vida como músico.

Após a saída dos convidados, o Metallica volta para o bis com duas canções do primeiro álbum, Kill´Em All: Hit The Ligths e Seek and Destroy, ambas cantadas a plenos pulmões pelo publico enlouquecido.

O documentário mostra os bastidores e os ensaios para a grande reunião do Big 4 no palco.

Enfim, recomendo fortemente a compra deste registro histórico para os amantes da música pesada e da boa música de forma geral.

Grande abraços a todos e Obey your Master!

Filipe.

4 comentários:

  1. Como eu também tenho esse dvd, gostaria de citar algumas coisas:

    1) O momento mais marcante de todos pra mim foi o Dave Mustaine conversando com o Lars Ulrich nos bastidores e este último dizer que Megadeth foi a banda preferida de seu filho no último ano.

    2) O guitarrista do Anthrax Rob Caggiano mostra no aquecimento que toca muuuuuuito mais do que ele faz nos shows...seria ele tolhido pelos outros? Rs...

    3) O Joey Belladona tá muiiiiito velho!

    4) Megadeth é foda!

    5) Megadeth é foda !!!!

    6) O Chris Broderick toca os solos do Marty Friedman melhor que o Marty...embora eu ache o Al Pitrelli tão bom quanto ele!

    7) Slayer é uma merda!

    8) Slayer é uma merdaaaaaa !!!!! Rs

    9) Os guitarristas do Slayer conseguem ser piores que o Kirk Hammet!

    10) Metallica já foi o METALLICA...mas ainda é uma boa banda ao vivo apesar da visível queda de qualidade do vocal de James Hetfield!

    11) Tem coisa mais escrota do que não participar da Jam final em um evento como esse? Acho que o pessoal do Slayer ficou é com vergonha! Rs.

    ResponderExcluir
  2. O DVD eh foda mesmo...

    eu concordo com vc que o Belladona ja passou do tempo e a voz ta prejudicada, mas foi um show correto do Anthrax

    Slayer e Megadeth nao tem o q falar... empolgam mesmo.. vontade de quebrar tudo !!!!

    Metallica ta no meu coracao, entao nao da o q falar ...

    Como diria o mastercard... ingresso USD 200... chopp para encher os cornos USD 100... ver o metallica, o megadeth, o anthrax e o slayer na mesma noite, nao tem preco

    ResponderExcluir
  3. É... Bom, escuto metal desde os 7 anos, cresci vendo esses caras, e vê-los juntos dá uma sensação inexplicável. Ainda sim, acho que Exodus teria que fazer parte, mas os 4 são os que levaram o metal, no mundo todo, a outro nível.
    Sem palavras.

    ResponderExcluir
  4. DEVERIA SER BIG5 INCLUI8NDO A POTENTE E ESCROTA BANDA EXODUS.

    ResponderExcluir