quarta-feira, 30 de março de 2011

Futebol e indisciplina

Olá, pessoal!

Com a estabilização da economia e a profissionalização de alguns esportes no Brasil, nosso grandes clubes começaram finalmente a se reforçar devidamente, inclusive repatriando alguns craques. A presença de nomes como Ronaldinho Gaúcho, Tiago Neves, Deco, Fred, Diego Souza, Rivaldo e Luís Fabiano, entre outros, aumenta a esperança de um Campeonato Brasileiro disputado em alto nível.

Neste mês, porém, um fato me fez escrever esse texto: o Imperador Adriano abandonou o Roma e sofreu a rejeição de grandes clubes brasileiros. Entre eles, o Flamengo, a quem Adriano se ofereceu publicamente. Depois de muita conversa, Adriano foi contratado pelo Corinthians sob protexto de grande parte de sua torcida. O motivo? Indisciplina.

O caso de Adriano não é novidade. Os maus exemplos tem feito parte do futebol durante toda sua história.

Fatos recentes como o problema do menino Jorbson com as drogas e a simulação de sequestro do jogador Somália esquentaram o clima em General Severiano.

O caso de assassinato com requintes de crueldade envolvendo o goleiro Bruno do Flamengo chocou o Brasil e o Mundo. Aliás, o goleiro Felipe, contratado para substituir Bruno, chegou sob desconfiança, pois já havia demonstrado seu lado indisciplinado no Timão. Por enquanto tem andado na linha. Mas até quando?


Alíás, o Rubro-Negro da Gávea vive eternos casos de amor e ódio com os bad boys. Quem não se lembra da geração formada por Djalminha, Marcelinho Carioca, Júnior Baiano, Marquinhos, Paulo Nunes, Nélio e outros insubordináveis? São todos grandes jogadores que poderiam ter sido muito mais respeitados se tivessem mantido a cabeça no lugar! Culpa do clube? Julgo que sim.

Obviamente, outros desregrados fizeram a história do futebol. Quem não se lembra dos problemas com cocaína dos argentinos Maradona e Caniggia? E as inúmeras polêmicas, incluindo atropelamento com morte, envolvendo Edmundo? E o turbulento Serginho Chulapa? Podemos lembrar ainda de nomes como Paulo César Caju, Romário, Reinaldo, Renato Gaúcho e muitos outros.


O Velho Mundo também vive seus casos. O francês Eric Cantona, o alcoólatra e "quinto beatle" George Best, o italiano Materazzi e os ingleses Roy Keane e Paul Gascoigne são apenas alguns exemplos.

Aliás, polêmica e indisciplina é marca até mesmo de boa parte de grandes técnicos como Vanderley Luxemburgo, Muricy Ramalho e Luís Felipe Scolari. Elevados de profissionais do esporte a grandes astros, vivem sempre às turras com a imprensa e as torcidas.

Enfim, o que diferencia o comportamento dos intemperados jogadores de futebol dos atletas regrados de outros esportes? De quem é a culpa?

Grande abraço a todos,

Filipe.

Um comentário:

  1. Embora muitos fatores influenciem nisso, eu acho que o principal problema que levam os jogadores de futebol a terem esse tipo de comportamento (pelo menos no Brasil) é o fato de que a esmagadora maioria vem de uma classe sócio-cultural muitíssimo baixa, muitos com famílias desestruturadas e coisas do tipo...pra comprovar isso basta vc ouvir uma entrevista de um jogador de futebol e a de um jogador de vôlei, por exemplo...é gritante a diferença no vocabulário e no modo de se expressar.

    ResponderExcluir