sábado, 19 de março de 2011

KISS Por Trás da Máscara

Olá, pessoal!

Recentemente, motivado pelo início da leitura da biografia autorizada do KISS, escrevi um texto sobre minha paixão pela "banda mais quente do mundo". Prometi na ocasião que escreveria algo sobre o livro assim que terminasse a leitura. Então, vamos lá!

KISS Por Trás da Máscara: a biografia oficial autorizada foi escrito por David Leaf e Ken Sharp e lançado em 2006 pela Companhia Editora Nacional em território brasileiro.

O livro foi escrito em dezessete capítulos separados em três grandes partes. A primeira parte foi um texto narrativo escrito em 1979 por David Leaf utilizando as palavras dos próprios integrantes da banda e das pessoas que os cercavam na época. Esse ficou guardado durante todo esse tempo até que Leaf conheceu Ken Sharp, um grande fã da banda, que abraçou a causa e resolveu escrever o restante da história através de depoimentos da banda, dos empresários e de outros músicos durante o período de 1996 até 2000, que se tornaria a segunda parte do livro. A terceira parte é uma análise feita álbum a álbum, música a música, de toda a discografia do KISS, desde uma demo não lançada da banda Wicked Lester - pré-projeto de Paul Stanley e Gene Simmons - até o disco Psycho Circus de 1998.

Além das entrevistas com a banda e toda sua equipe, o livro possui um excelente e raro arquivo de fotos e depoimentos de outros grandes nomes da música  e do cinema como Ozzy Osbourne, Ian Gillan, Kevin Bacon, Angus Young, Geddy Lee, etc.

Muito interessante a forma como figuras diametralmente opostas como o astuto linguarudo Gene Simmons e o talentoso Paul Stanley se completaram e batalharam para transformar o KISS numa das marcas mais caras do show business.

Diversas estórias engraçadas e dramáticas preenchem o livro, como a conturbada infância do catman Peter Criss, os problemas com álcool e drogas do spaceman Ace Frehley e a prematura morte por câncer do baterista Eric Carr. As brigas internas entre os músicos que a cada dia disputavam mais espaço criativo  com seus egos acirrados com o lançamento simultâneo dos quatro álbuns solos também é um ponto bem explorado no livro

Entre outras coisas, chama a atenção a eterna luta do KISS para ser reconhecido com uma grande banda de rock e não apenas um grande produto de marketing, eclodindo na retirada das máscaras em meados da década de 1980.

Enfim, recomendo essa excelente biografia dos mascarados de Nova York que tem um pequeno pormenor, foi integralmente escrito para os fãs da banda.

Grande abraço a todos, boa leitura, rock and roll all nite and party every day,

Filipe.

4 comentários:

  1. Muito me agrada nesse livro é a grande quantidade de declarações dos próprios membros da banda, e isso nos faz conhecer um pouco da personalidade de cada um...como o grande tino comercial do Gene, a criatividade artística do Paul, a constante necessidade de auto-afirmação de Peter (que me leva a crer que ele devia ter um grande complexo de vira-lata na banda), a mente viajante do Ace...e por aí vai...
    Muito legal tb saber um pouco mais dos bastidores das gravações, e os membros que duraram pouco, como o Mark St. John...
    Recomendadíssimo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo o que você comentou sobre o Peter. Ele parece sempre culpar o Gene e o Paul por estar em segundo plano frente aos fãs e a própria banda.

    ResponderExcluir
  3. Encomendei o meu hoje!!!!!

    Não vejo a hora de chegar para começar a ler

    ResponderExcluir