quarta-feira, 16 de março de 2011

O lendário Master of Puppets

Olá, pessoal!

Para encerrar a série "obra-primas do thrash metal", vamos ao que foi considerado pela revista Metal Hammer como o maior disco de metal de todos os tempos e Kerrang!Klassic como o segundo maior, Master of Puppets do Metallica. Terceiro álbum da banda, vendeu mais de 6 milhões de cópias somente nos Estados Unidos e está na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.


Na verdade, assim como o próprio Metallica, o Master of Puppets dispensa apresentações, mas tomarei a liberdade de mais uma resenha. Foi lançado em fevereiro de 1986, ano em que a banda era formada por James Hetfield na guitarra base e vocal, Kirk Hammett na guitarra solo, Cliff Burton no baixo e Lars Ulrich na bateria. Este é, aliás, o último trabalho de Burton falecido em setembro de 1986. A produção ficou por conta de Flemming Rasmussen.

A primeira música, Battery, começa com um bonito trabalho de violão e entra em um tema agressivo que faz justiça ao nome. Muito agressivo. A música é veloz, com refrão forte e tema cheio de energia. Aliás, energia é a marca registrada do Metallica. A letra fala sobre o controle da raiva.

A faixa-título aparece logo em seguida. Master of Puppets é uma das músicas mais executadas pela banda e, apesar de seus quase nove minutos, é um dos maiores sucessos dos mestres do metal norte-americano. A música é executada com uso intenso de downpicking e possui interessantes partes instrumentais e fugas. Possui também um dos solos mais bonitos do guitarrista Kirk Hammett. A letra fala sobre drogas.

A terceira música se chama The Thing The Should Not Be. É menos acelerada que as duas primeiras, porém ainda uma música bem forte. Possui estrutura dinâmica e melodia interessante. A letra fala sobre a dualidade sanidade versus loucura.

A quarta faixa se chama Welcome Home (Sanatarium). Começa com uma tema limpo e melódico e vai crecendo conforme o refrão vai se aproximando. O refrão é forte. Os solos de Hammett sobre os temas mais limpos são belíssimos. Após o segundo refrão, a música ganha um tema acelarado e termina com solos de guitarra e bateria sobrepostos. A letra também fala de loucura. Uma curiosidade chama atenção: o riff utilizado no início do tema mais acelerado foi retirado da música Tom Sawyer do Rush. Aliás, o trio canadense foi homenageado no encarte do álbum.

A quinta faixa se chama Disposable Heroes e é certamente uma daquelas que levantam qualquer defunto. Uma sequencia de riffs maravilhosos e dinâmicos dão suporte a uma melodia poderosa e um refrão violento. A letra fala de dominação. Mesmo sendo uma canção longa - 8 minutos e16 segundos - é uma daquelas que voltamos para ouvir várias vezes. Aula de thrash metal.

Leper Messiah é a sexta faixa e é outra excelente música. O tema inicial mesmo não sendo veloz, possui muita energia. Hetfield canta a plenos pulmões como se chamasse de forma imperiosa por seus ouvintes. Assim como a anterior, a letra também fala sobre dominação.

A sétima faixa é uma faixa instrumental chamada Orion. Dinâmica e melódica, a música é outra aula de thrash metal. Destaque para o segundo solo de guitarra executado por James Hetfield.

O encerramento fica por conta de Damage, Inc. Outra faixa com tema acelerado e forte. É menos complexa que as anteriores, mas não chega a ser uma música simplista.

Aliás, com diversas variações na métrica, nos andamentos, nos padrões e nos arranjos, o álbum merece seu lugar de destaque não apenas no cenário do heavy metal, mas em todo Universo musical.

Enfim, sei que qualquer amante de heavy metal já sacudiu a cabeça com o Master of Puppets, logo recomendo então a  todos aqueles ainda não iniciados no mais maldito dos estilos musicais.

Grande abraço a todos e "just call my name, 'cause i'll hear you scream".

Filipe.




3 comentários:

  1. Master of Puppets eh um absurdo... dificilmente uma banda, seja ela de qualquer estilo, consegue fazer um album de tanta qualidade e criatividade como este. Lembremos que o metal ainda tava no comeco, e com certeza era uma musica de underground, em que a tematica do ocultimos dominava, principalmente apos o boom do Black Sabbath... esse album eh inovador pelas letras, como vc bem falou, fala de tudo, drogas, insanidade, guerra, religiao... com certeza ele mostrou que o metal eh muito mais que bater cabeca, falar de temas ocultos, e mostrou que o metal tem opiniao, tem uma mensagem....

    outro ponto interessante eh a evolucao musical do metallica que fica claro... o primeiro disco kill'em all era pura raiva, agressividade, etc... o segundo ride the lightening eles ja comecam a explorar solos mais melodicos, misturar velocidade com harmonia, os tematica das letras mais diversifica... e o auge com certeza chegar no Master, apesar de And Justice for all tambem ser um grande album, porem politico e meticuloso demais...

    o que mais me faz sentir falta eh o Cliff, se ele fosse vivo o black album jamais sairia... e o metallica continuaria o mesmo....

    Abracos

    ResponderExcluir
  2. Escolher entre o Ride The Lightning, o Master of Puppets e o ...And Justice For All como melhor álbum do Metallica é tarefa dificílima pra mim. Mas que o Master é trabalho de Mestres, não dá pra discordar!
    Saudades de Cliff!

    ResponderExcluir
  3. Realmente é difícil escolher, mas ainda acho que o Master of Puppets é a grande obra-prima da banda. O Ride é o que marcou a identidade do Metallica, no Master eles pegaram essa identidade e quebraram barreiras no som e no conceito. O Justice tem o melhor som de thrash metal que escutei, porém meticuloso como falou Felipe.

    ResponderExcluir