segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dica de presente: Lata Asterix - Edição de Colecionador.

Olá, pessoal!

O texto de hoje é dedicado aos milhares de fãs dos famosos e divertidos personagens Asterix e Obelix.

Recentemente, comprei uma edição de colecionador com seis DVDs lançados pela Focus Filmes, contendo em cada um deles, um desenho animado de longa-metragem estrelado pelos irredutíveis gauleses. Um boné de gosto duvidoso vem junto com os seis DVDs dentro de uma simpática lata amarela.

Vale lembrar que já foram lançados oito animações com as Aventuras de Asterix, porém dois deles não foram lançados em DVD: Asterix Entre os Bretões e Asterix e a Supresa de César. Corrijam-me se estiver errado.

Vamos então ao que interessa: os filmes presentes no box.

Originalmente lançado em 1967, Asterix, o Gaulês, é a primeira animação da turma de personagens criados por Albert Uderzo e René Goscinny. Neste filme, baseado no livro homônimo de 1961, primeiro volume das Aventuras de Asterix, o druida Panoramix é capturado pelos romanos, pois estes descobrem que o segredo da invencibilidade dos gauleses está na poção mágica produzida pelo druida. A missão de Asterix e Obelix é então resgatar Panoramix.

O segundo filme se chama Asterix e Cleópatra de 1968, também baseado em livro homônimo de 1965. Neste filme, Cleópatra aposta com Júlio César que o povo egípicio construiria um palácio em sua homenagem em apenas três dias. O arquiteto Numeróbis é o encarregado da difícil missão e, desta forma, pede a ajuda de Panoramix, Asterix, Obelix e do cãozinho Idéiafix. Tudo corria bem com as obras, porém estes não contavam com os planos maquiavélicos do invejoso arquiteto Timetamon.


O terceiro filma se chama Os Doze Trabalhos de Asterix de 1976 e é a única animação que não foi baseada em nenhum dos quadrinhos. O exército romano cansado de apanhar dos gauleses, começa a suspeitar de que estes sejam deuses. Júlio César propõe então uma aposta ao chefe gaulês Abracurcix: se Asterix e Obelix cumprirem doze difíceis tarefas, os romanos se dobrarão aos gauleses. O contrário deverá ocorrer caso falhem em qualquer das doze provas.

Este é, em minha opinião, o mais divertido dos seis DVDs presentes na lata. O momento mais impagável ocorre na prova em que os gauleses devem conseguir uma permissão administrativa para passar para a próxima tarefa. Crítica ácida à famosa burocracia romana.

O quarto filme se chama A Grande Luta de 1989 e é baseado em dois livros de As Aventuras de Asterix: O Combate dos Chefes de 1966 e O Adivinho de 1972. O único medo dos gauleses, que o céu caia sobre suas cabeças, aparece com força como uma grande tempestade. E é nesta tempestade que aparece Prolix, um charlatão que se declara um adivinho e põe toda a aldeia de pernas pro ar. Ao mesmo tempo, o druida Panoramix é atingido por um menir lançado por Obelix e perde a memória. Sem sua memória, Panoramix não consegue preparar a poção mágica que os torna invencíveis, ficando assim à mercê dos romanos.

O quinto filme se chama Asterix Conquista a América de 1995 e é baseado no livro A Grande Travessia de 1975. Neste filme, Panoramix é mais uma vez capturado pelos romanos e enviado ao novo continente. Asterix e Obelix partem para a América em busca do druida e são recebidos pos seus habitantes originais: os índios. O grande problema é que o pajé local só quer libertar Panoramix em troca do segredo da poção mágica.

O sexto e último filme se chama Asterix e os Vikings de 2006 e é baseado em Asterix e os Normandos de 1966. Neste filme, Calhambix, o medroso sobrinho do chefe Abracurcix, é capturado pelos vikings para que os ensine a ter medo, já que estes acreditam que o "medo dá asas" e assim os faria voar. A missão da dupla Asterix e Obelix é resgatar Calhambix.

No Brasil, foi dublado pela turma do Pânico na TV, com Rodrigo Scarpa, o Vesgo, na voz de Asterix, Wellington Muniz, o Ceará, na voz de Obelix e com Sabrina Sato na voz de Abba, a filha do chefe viking.

Em minha opinião, nenhuma das animações está à altura dos quadrinhos. Porém, é um ótimo presente para colecionadores e fãs desses fantásticos personagens.

Grande abraço a todos, por Tutatis!

Filipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário