segunda-feira, 14 de março de 2011

O furioso Reign in Blood

Olá, pessoal!

Vamos à terceira publicação da prometida série "obra-primas do thrash metal". O álbum da vez é o averno e furioso Reign in Blood, lançado em 1986 pelo Slayer. Considerado um dos quatro grandes do thrash metal, o Slayer é uma banda com uma marca própria que, diferentemente das outros três - Metallica, Megadeth e Anthrax -, leva sua música por uma estrada mais furiosa e menos melódica. Alguns inclusive os consideram os pais do death metal.

Reign in Blood é o terceiro e mais conceituado álbum da banda. Ele carrega a essência dos dois primeiros trabalhos - Show No Mercy e Hell Awaits - com temas menos satânicos, porém não menos polêmicos. Aliás, os temas preferidos do Slayer são serial killers, satanismo, religião e guerra. Todos gritados de forma raivosa e mal-humorada pelo enfurecido baixista e vocalista Tom Araya. Completam a banda os guitarristas Jeff Hanneman e Kerry King, e o baterista Dave Lombardo.

A música de abertura, em minha opinião a melhor música da banda, se chama Angel of Death. É um thrash metal clássico com pitadas furiosas de death. A música começa com um tema veloz que desemboca em um refrão gritado e cheio de ódio, com as guitarras em trêmulo e ataque violento aos pedais duplos. Após o segundo refrão, a música cai em um tema acelerado acompanhado por um poderoso riff de guitarras em contraponto. A letra fala de Josef Mengele, o médico alemão que fazia experiências com judeus nos campos de concentração nazistas. Nervosa!

A segunda faixa se chama Piece by Piece e apesar de possuir menos energia que a primeira, é também um tema agressivo onde o baterista Dave Lombardo não poupa esforços em quebrar tudo.

As terceira e quarta faixas se chamam Necrophobic e Altar of Sacrifice respectivamente, e são daquelas músicas praticamente sem melodia e com muita raiva. Não foram feitas pra cantar junto, mas pra bater a cabeça! Odiosas!

Jesus Saves é a quinta faixa e com uma introdução interessante, acaba novamente caindo na fórmula das duas canções anteriores. Pouca melodia e muita raiva! A letra justifica o ódio dos cristãos à banda!

A sexta faixa se chama Criminally Insane e alterna temas velozes e arrastados. É uma das que possuem serial killers como tema central.

As sétima e oitava faixas se chamam Reborn e Epidemic respectivamente. São outras que caem no padrão "muita raiva e pouca melodia".

A nona música se chama Postmortem e apesar de não ser uma grande música, possui temas e riffs mais interessantes que as duas anteriores. É também um bom esquenta para a próxima faixa, Raining Blood.

Raining Blood, juntamente com Angel of Death, é a música que colocou o Reign in Blood no hall dos grandes discos de metal. A música é exatamente o que diz o nome, uma chuva de sangue. O tema é absolutamente selvagem! O refrão é poderoso! Brutal!


A última canção se chama Aggressive Perfector e é outra boa música do álbum! A melodia é veloz, porém musical! Funciona bem como faixa de encerramento!

Não considero Reign in Blood um dos dez melhores álbuns de metal de todos os tempos. Na verdade, nem é meu disco preferido do Slayer, mas é inegável a sua importância para o estilo. A qualidade cristalina do som e a brutalidade das canções fizeram dele um marco importante no gênero.

Enfim, escute e tire as suas conclusões.

Grande abraço e "the only way to exit is going piece by piece"

Filipe.

2 comentários:

  1. Slayer eh Slayer... eles tem um estilo proprio, como vc disse, furia e odio... esse album eh bem bate cabeca, mas a sequencia postmortem e raining blood sao inigualaveis e nunca vi duas musicas se completarem tanto...
    eu acho q o slayer tem albuns corretos, nao tem um algum disparadamente melhor, acho q sao trabalhos de mesmo padrao e com aquela agressividade de sempre... queria acabar com esse meu comentario, citando a melhor frase do Slayer...

    GOD HATE US ALL

    SLAYER!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O texto tá ótimo...já a banda... hehehehe

    ResponderExcluir