sábado, 28 de maio de 2011

Paul McCartney - Up And Coming Tour 2011 - Rio de Janeiro

Olá, pessoal!

Essa semana, a Cidade Maravilhosa viveu outro momento marcante: o eterno Beatle, Paul McCartney, voltou ao Rio de Janeiro após o histórico show realizado no Maracanã para 184 mil pessoas em 1990.


Como o lendário estádio Mario Filho está fechado para obras, o palco desta vez foi o João Havelange, também conhecido como Engenhão.

Como a capacidade do Engenhão é muito menor, foram programados dois shows nos dias 22 e 23 de maio de 2011 para aproximadamente 45 mil pessoas em cada.

Com um pequeno atraso de quinze minutos, Sir Paul McCartney subiu ao palco sob gritos histéricos e alucinados do enlouquecido público carioca. E o show nem havia começado! Foi simpático, brincou, sorriu e, aos primeiros acordes de Hello, Goodbye, ouviu um Engenhão lotado cantar cada sílaba como se inglês fosse nossa língua pátria!

O show prosseguiu alternando clássicos dos Beatles e sucessos da carreira solo de Paul, incluindo sua antiga banda Wings. Pulei como criança em Jet.

Aliás, alternar é a especialidade de McCartney que se sente completamente a vontade, seja no baixo, na guitarra ou sentado ao piano. E foi no piano que tive a primeira grande emoção da noite: The Long and Winding Road. Linda!

Após um set intimista de violão e voz, incluindo clássicos como Blackbird e And I Love Her , Eleanor Rigby chega para o delírio dos beatlemaníacos presentes. Obra-prima!

E por falar em obra-prima, a linda Something, dedicada ao falecido amigo e ex-beatle George Harrison, vem em seguida e arranca lágrimas de muita gente por ali.

Após uma longa série de lentas canções, a animada e meio psicodélica Band on the Run, um dos maiores clássicos dos Wings, esquentou novamente o público, que logo pularia e dançaria aos sons de Ob-La-Di Ob-La-Da e Back in the U.S.S.R., clássicos dos Beatles. Detalhe para a primeira, de nome estranho, que sempre achei chata em estúdio, mas que é diversão garantida ao vivo.
Um sequimento de grandes canções fechou o set principal: I've Got a Feeling, Paperback Writer, A Day in the Life, Give Peace a Chance, Let it Be, Live and Let Die e Hey Jude.

Detalhes para a minha emoção em A Day in the Life, minha canção preferida dos Beatles, para Live and Let Die com fantásticos efeitos pirotécnicos e para Hey Jude, com o público cantando em uníssono o famoso e memorável "Na Na Na Na", enquanto o telão mostrava o pessoal da Pista Prime levantando papéis com as célebres sílabas! De chorar!

Paul McCartney voltaria ao palco duas vezes. A primeira com Day Tripper, Lady Madonna e Get Back. A segunda com Yesterday, Helter Skelter e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band para fechar.

Na segunda-feira, 23/5/2011, e sem atrasos, Sir Paul pisava novamente no palco do Engenhão para, o que parecia impossível, um público ainda mais quente que o de domingo.

O setlist foi praticamente o mesmo, trocando apenas Hello Goodbye por Magical Mistery Tour, Letting Go por Coming Up, Drive My Car por Go To Get You Into My Life, I've Just Seen a Face por I'm Looking Through You e Get Back por I Saw Her Standing There.

Os set lists completos podem ser conferidos aqui: domingosegunda-feira.

Não posso dizer qual setlist foi o melhor, apesar de ter vibrado muito mais com Magical Mistery Tour, mas a diferença mesmo nos dois shows foi o público de segunda que realmente estava mais quente e a própria banda no palco, incluindo McCartney, que estava mais solta e emocionada. Meninas foram chamadas ao palco e, aos prantos, abraçavam e beijavam o carismático ídolo que a todo instante arranhava um britânico português.

Tirando a falta que algumas canções pós-Beatles, como My Love, Rock Show ou My Brave Face, fizeram, foram duas noites incríveis e inesquecíveis da qual agradeço Luciana, Neto e Priscilla, que no domingo me acompanharam e mostraram muito rock & roll no pé, e à minha mãe, que na segunda-feira, histérica, feliz e emocionada, não parava de dançar e agradecer ao "filho lindo e fofo" pelo melhor presente que ela poderia ganhar de dia das mães. Segura o ciúme aí, Diguinho!

Enfim, quem viu, viu!

Grande abraço a todos e "Na na na na na na na..."

Filipe.

12 comentários:

  1. Tenho q admitir que nao me empolguei muito para ir nesse show, acabei indo meio q por onda, por aquela senscacao de " po sei la, vai que o cara morre daqui a pouco e eu nunca verei um beatle vivo... Acabei indo e tenho q confessar que foi um dos shows mais emocionantes da minha vida
    chorei muiiiiiiiito com yesterday e eh inevitavel me emocionar agora qdo me lembro do momento ...
    se nao foi um show de uma banda/musico q conheco tudo e sou fa, foi o show mais emocionante da minha vida !
    longa vida ao Paul !!!!

    Abracos
    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Belas palavras pra quem assistiu um show ao vivo.
    Quis ir ao show e convidei meu pai que adora Beatles, mas sei la pq acontece, nesta semana ele nao quis ir e isso me desanimou, mas os dias passaram e me dei conta que tinha que ter comprado, enfim... passou e acompanhei ao vivo pela internet e tudo o q o Filipe(dono do blog) falou tem crédito, foi o q aconteceu realmente e além disso ouvi e vi pessoas falando muito bem e até apaixonadamente sobre os dos dois dias de show, com o Protagonista impressionado com a receptividade e também por ver o engenhão como um grande karaokê, onde só a banda e o público cantava muitas de músicas e grande sucessos. A mim só resta esperar que o Sir Paul volte logo a tocar por essas bandas.

    Abraços
    Marcello Bahouth

    ResponderExcluir
  3. Realmente, o show foi incrivel! Show não, ESPETÁCULO! O clima é realmente mágico, nao tem outra palavra para descrever a nao ser magico! Ter feito parte disso foi muito importante.

    ResponderExcluir
  4. Pra mim foi igualmente emocionante, mas chorei com "All my loving", pois gostaria que meu pai estivesse por aqui pra ir comigo. Afinal, foi ele quem me ensinou a gostar de Beatles e o que veio como consequência disso.

    E se ele voltar, pode me esperar, porque com certeza, estarei por lá pra revê-lo. Quantas vezes forem necessárias!! rsrs

    Beijos!

    Sabrina

    ResponderExcluir
  5. Filipe, assino embaixo em cada linha da sua resenha! Espetáculo digno da real grandeza de Sir Paul McCartney! Fora as Beatles Songs que dispensam comentários, Eu particularmente pirei com Jet e Band On The Run, músicas do album do Wings de 1973. Mas o que me surpreendeu foi ele tocar A Day In The Life, pra mim também uma das canções mais incríveis da dupla Lennon/McCartney e composta realmente pelos dois gênios! Beatles & Wings Forever!!!!!!!

    Gustavo Godoy

    ResponderExcluir
  6. Evento histórico!!!!!! Mesmo para quem não é fã de carteirinha (como eu), mas que curte boa música (meu caso), tinha que estar presente para testemunhar um show histórico e marcante!!! E esse show, com certeza foi...Curti à vera e, sobre Paul McCartney, só uma coisa a declarar : o cara é foda!!!!!!!!!!!!Beijo nelas e abraço neles.
    MArcelo Pinheiro

    ResponderExcluir
  7. E só pra lembrar : dia 07 de outubro, outra lenda inglesa no Brasil : Eric Clapton. Estarei lá de novo (em 2001, fui no show da Apoteose) para conferir um dos maiores guitarristas de todos os tempos!!!!!!!!

    Marcelo Pinheiro

    ResponderExcluir
  8. É tudo isso aí e mais um pouco! Emocionante!Tenho certeza que o show não seria o mesmo se o acaso não tivesse ajudado! A-do-rei o Paul! A-do-rei as companhias! Um simples domingo que renova a alma e nos faz gostar de viver e ouvir, ouvir e sentir! Valeeeeeu! ;-)

    ResponderExcluir
  9. já disse que I'm Looking Through You ele tocou pra mim? Pois é. xD

    ResponderExcluir
  10. Alguns breves comentários:

    1 - Se o nosso amigo Felipe chorou, é porque realmente o show foi MUITO emocionante! Ele só havia chorado uma vez na vida, quando me cantou e dei toco nele em São Paulo no show do Metallica!

    2 - O Marcello Bahouth papou mosca e perdeu um dos melhores shows que tive a felicidade de estar presente!

    3 - Bianca, a palavra mágica realmente a que mais expressa o espetáculo do nosso eterno Beatle!

    4 - Marcelo Pinheiro, estaremos juntos no Clapton no dia 7/10/2011! E aproveito para convidar para o Tears For Fears no dia 8/10, onde comemorarei meus 35 aninhos!

    5 - Sabrina, se o velho McCartney voltar, voltaremos todos juntos!

    6 - Gustavo, A Day in the Life é talvez uma das coisas mais bonitas que ouvi na vida! E singelas! E quando vai aparecer para beber aquele chopp com a gente?

    7 - Lu, foi ótimo te reencontrar em um dia realmente tão especial! Alma renovada!

    8 - Maíra, minha filha, você esqueceu de falar pra essa gente como conseguiu pista Prime na segunda-feira! Chorando, gente! Ludibriou um jovem casal, chorando, e ganhou o ingresso! Não confiem nessa carinha de santa!

    Beijo grande a todos vocês!

    Vida longa ao tio Paul!

    ResponderExcluir
  11. Olha só! Que calúnia! Não ludibriei ninguém, já disse que minhas lágrimas foram sinceras e ainda existe bondade humana! Aquele casal vai direto pro céu, tenho certeza. Me deram de presente o melhor dia da minha vida, e eu nem sei o nome deles... :/

    Minha cara queimou em Live and let die, de tão perto que eu tava xD

    Só de lembrar já fico emocionada... QUE SHOW!

    ResponderExcluir
  12. Prezado Filipe, vulgo Mister X.... acabei de chorar pela terceira vez, já que voce publicamente revelou a minha maior decepcao !!!!

    ResponderExcluir