quinta-feira, 23 de junho de 2011

O que é futilidade para você?

Olá, pessoal!

"Detesto gente fútil!". Quem nunca ouviu ou pronunciou essa frase que atire a primeira pedra! Sempre alvo de críticas, o fútil se apresenta de diversas formas. A grande questão é definir o que é futilidade.


Em geral, a palavra fútil adquire a conotação de vazio, banal, volúvel ou mesmo insignificante. Conversando com algumas pessoas sobre o assunto, fica-me a percepção de que em geral o fútil é simplesmente aquele apaixonado pelas coisas materiais. A tal velha e insistente guerra TER versus SER.

Obviamente que quem trabalha e paga suas próprias contas tem todo o direito de fazer o que quer com seu dinheiro, mas esse impulso do sempre querer mais é realmente uma questão a pontuar. Mas seria apenas isso? O fútil seria apenas o sujeito apegado ao valores materiais?

Vejo a coisa de outra forma. Ou também sobre outros aspectos.

Esse culto desmedido ao corpo não seria uma forma de futilidade? Dar mais valor aos músculos do braço e das nádegas do que aos neurônios em atividade não seria uma espécie de frivolidade?

E a tendência de alguns em achar que a vida é unicamente uma grande festa! Curtir é bom e saudável, mas a vida não é feita simplesmente de sexo, drogas e rock & roll!

Aliás, jogando um pouco de polêmica no assunto, hoje em dia rock & roll não costuma ser bem o tipo de diversão dos indivíduos considerados fúteis. Os enlatados de péssima qualidade como pagode, axé e funk são os preferidos dessa moçada. Quanto mais imbecil, pior o gosto! E a relação antes linear parece ser hoje exponencial! Assustador como o mau gosto tomou conta de forma rápida!

Esse mau gosto inclusive se extendeu para a televisão. Essa que nunca foi um primor de qualidade intelectual, agora simplesmente destila burrice e banalidade a torto e a direito. O que são os programas de Ana Maria Braga e Faustão? Sabe o que é pior? Você paga uma nota de televisão por assinatura para no fim curtir mesmo é a Dança do Famosos e o Big Brother Brasil!

E os livros? Foram esquecidos? Outro dia ouvi de uma pessoa que gostaria de ter a mesma força de vontade que eu tenho para ler. Força de vontade? As pessoas se tornaram tão banais a ponto de acreditar que leitura é um sacrifício para pessoas como eu?


Alguns fúteis até conseguem ler alguma coisa, mas nada diferente de livro de auto-ajuda ou revista de fofoca. Eles sem encantam com tanta motivação para viver! Patético Emocionante!


Por fim, a banalização do EU TE AMO. O sentimento mais nobre e elevado do homem se tornou um jogo bobo de palavras. Qualquer pessoa por qualquer motivo consegue declarar amor a qualquer coisa, como se o amor fosse um sentimento tão volátil quanto à raiva! Seria o fim da valorização lícita do indivíduo e do sentimento?



Enfim, o que é futilidade para você?

Grande abraço a todos,

Filipe.

6 comentários:

  1. Eu defino uma pessoa fútil como sendo aquela que não há nada a acrescentar, que só pensa em quantos sapatos, roupas, perfumes tem, que se preocupa mais com aparência do que no seu conteudo. Agora com relação a pessoa gostar de funk, pagode, axe isso é questão de gosto e não de futilidade.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, "fofo"...

    Adoro comprar CDs e DVDs, "livros", brinquedos, gibis, revistas, colecionar coisas, principalmente, bebidas (não por muito tempo), gastar com shows, esbórnias, eletrônicos, carro...

    Gosto de mulher gostosa e de todas as outras também! Amo peitos naturais e dos 'fúteis', também! rs

    Sou intolerante com imbecilidades e com algumas outras coisas, também... E foda-se quem não gostar disso...
    (Tá bom... Se for por uma gostosa eu "finjo" até gostar de funk!).

    A parada é... Cada um que cuide de sua futilidade e não venha criticar a minha... Pois vou provar que a sua é muito pior e ignóbil! rs

    Enfim... Você é muito parecido comigo!
    Bom post! rs


    [P.S. Só não seja tão radical com quem não lê livros como vc. rs... O último que li por inteiro e direto foi "O símbolo perdido" (ano passado). Mesmo com leitura dinâmica, livros (normais, como alguns gostam de classificar) são muito lentos pra velocidade do meu cérebro! Por isso, vou lendo 2 ou 3, em partes, quando tenho saco! rs (Sou babaquinha? Sou arrogante? Que se foda! LOL)]

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAAH Esse é o Rambo! O único ser humano mais fofo que eu nesse planeta que um dia já chamaram de Terra.

    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  4. Perguntinha difícil, hein? Poderíamos até mudar aquele velho ditado para "De fútil e louco, todo mundo tem um pouco". Hoje mesmo eu acho que fiz minha cota anual de futilidade...gastei quase todo o meu Abono Cultura dado pelo governador do estado para os professores em cds e dvds. Pra mim, a coisa que eu acho mais fútil é aquele tipo de pessoa que só sabe falar sobre um certo assunto. Um pouco de cultura geral, na minha opinião, não faz a ninguém.

    ResponderExcluir
  5. Mas comprar cultura nunca foi futilidade! Muito pelo contrário! Aliás, comprar não é futilidade! Dar valor excessivo a isso é que é!

    ResponderExcluir
  6. Mas certamente, se os "catedráticos" da secretaria de educação souberem os cds e dvds que comprei, eles certamente não irão considerar "culturais" e me chamarão de "fútil" kkkkk

    ResponderExcluir