domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dica de Livro: ROMA de Steven Saylor

Olá, pessoal!

Após alguns dias sem escrever por falta de tempo, volto aqui com a dica de um livro excelente que acabei de ler. Lançado em 2008, Roma do escritor americano Steven Saylor já está na lista de meus preferidos.

De certa forma poderei parecer suspeito em escrever, seja pelo meu fascínio pela história de Roma, seja por ter sido Roma, a cidade que mais me impressionou de todas as que visitei na vida.

De qualquer forma, vamos ao que interessa: o livro. Este se divide em onze capítulos, todos eles protagonizados por membros de duas famílias patrícias, os Potício e os Pinário, que presenciaram a história de Roma entre os dez séculos que antecedem o nascimento de Cristo.

Escrito de forma fascinante, o livro mistura fatos históricos, descobertas arqueológicos recentes e mitos e lendas da história romana. Fruto de enorme pesquisa bibliográfica do autor, Roma evoca a literatura épica do historiador Tito Lívio, contemporânio do imperador Augusto César.

O livro começa no ano 1000 a.C. com a estória de mercadores de sal. É nesse capítulo que aparece a primeira vez o Fascinun, um amuleto feito de ouro entregue à Lara, filha do líder de um clã de mercadores de sal. Esse amuleto seria uma futura herança de família que passaria por futuros descendentes de Lara, os Potício. O Fascinun conforme alguns relatos e estudos, pode ter sido a primeira divindade adorada pelos romanos.

Os capítulos que se seguem, contam as histórias de grandes nomes e mitos de Roma:
  • O surgimento do semideus Hércules;
  • A fundação de Roma pelos gêmeos órfãos Rômulo e Remo;
  • A lenda do rei Coriolano, o político mais odiado de Roma, cuja a tragédia foi recriada por William Shakespeare;
  • A criação da Lei das Doze Tábuas. Lei essa que significa ainda hoje o início da primazia do direito escrito nos sistemas judiciais ocidentais;
  • A invasão de Roma pelos bárbaros gauleses;
  • A construção das primeiras vias pavimentadas e dos aquedutos por Ápio Claudio Cego;
  • A conquista de Cartago;
  • As guerras púnicas e a vitória de Cipião Africano sobre Aníbal;
  • A República dos lendários reformistas Tibério e Caio Graco;
  • A queda da República e o início dos Impérios de Júlio e Augusto César.

Cheio de extraordinários detalhes sobre a época, impressiona pela forma convincente de que Saylor conduz todos os fatos e mitos, sempre em paralelo com as sagas das duas famílias patrícias.

Na contracapa do livro, uma pequena resenha do USA Today nos dá a tônica da obra: "O que Saylor produziu não é somente a história de Roma, mas a história da História - da forma como o mito enterra o fato e da maneira como as sociedades se prendem a tradições mesmo quando seus significados já foram esquecidos. Cativante".

Por fim, recomendo fortemente este que é certamente um dos melhores livros escritos nos últimos cinco anos.

Veni, vidi, vici,

Filipe.

2 comentários:

  1. Interessante, vou procurar esse livro, quem sabe compra-lo... bj

    ResponderExcluir
  2. A Historia de Roma deve ser realmente encantadora !!! cheia de traicoes, assassinatos, conquistas e porque nao a evolucao do ser humano, aprendendo a civilizar, a construir predios, estradas, etc...
    com certeza esta na minha listinha de livros !!!

    ResponderExcluir