quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dica de livro: "A Queda de Bagdá" de Jon Lee Anderson

Olá, pessoal!

Hoje pela manhã, conversava com um companheiro de trabalho sobre as operações de guerra ocorridas no final do ano passado aqui no Rio de Janeiro. Foi quando lembrei de um livro muito interessante sobre a guerra do Iraque que li há alguns anos atrás: "A Queda de Bagdá" do jornalista norte-americano Jon Lee Anderson.

Interessante relato dos últimos dias do governo ditador de Saddam Hussein, o livro apresenta o jornalista da revista de The New Yorker em sua viagem independente a um país em crise e invadido por tropas estado-unidenses.

Cheio de relatos e entrevistas interessantes, o livro mostra mais do que apenas as terríveis estórias de batalhas, mas também as histórias e opiniões de pessoas ligadas diretamente ao ex-ditador. Entre elas, o médico e amigo Alan Bashir, que se mostra um homem sensível e sensato, e Tariq Aziz, ex-primeiro ministro do Iraque e conselheiro de Saddam Hussein.

História de pessoas comuns, como o motorista Sabah, apresentam ainda o retrato de uma sociedade dominada pelo medo.

O livro conta a estória da fundação do partido Baath, passando pela ascensão de Saddam Hussein ao poder, até sua captura e condenação.

Mostra um homem temido por seu temperamento forte e seu pulso de ferro que ao mesmo tempo era um grande apaixonado pela arte. Alan Bashir, além de médico e amigo, era um de seus artistas plásticos preferidos.

Por fim, apresenta um país divido entre a esperança de liberdade e o ódio ao imperialismo norte-americano.

Recomendo fortemente este que é mais do que um simples relato de guerra, mas um vibrante relato de um período conturbado que dividiu os rumos da História Mundial.

Grande abraços e boa leitura a todos,

Filipe.

2 comentários:

  1. Logo quando li o seu post, me remeteu a um outro livro que relata essas crises politicas e principalmente com o povo enxerga a situacao. Esse livro de chama De Costas Para o Mundo, de uma jornalista norueguesa que relata a situacao de varias pessoas que viveram durantes as varias guerras ocorridas na antiga Iugoslavia..

    De uma forma muito imparcial, e atraves de varias entrevistas realizadas em epocas diferentes, depois das seguidas guerras, ela procura demonstra a mudanca de opiniao da populacao, bem como pessoas que sao fieis ao Tito, outras que eram a favor do Ditador Milosevic e muitos que tentavam expressar a sua opiniao contraria ao regime...

    O livro mostra claramente, a tensao existe no pais, bem como o odio entre as diferentes etnias, principalmente entre os servios e os kosovares... fica aqui a minha recomendacao

    Abracos

    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fred!

    Obrigado pela dica do livro! Tenho grande interesse sobre livros que retratam essas crises e guerras espalhadas pelo planeta!

    Aproveito para indicar aqui a biografia "Ernesto Guevara, também conhecido como Che". Retrata bem a Revolução Cubana!

    Qualquer dia escrevo sobre ele!

    Grande abraço,
    Filipe.

    ResponderExcluir