domingo, 15 de maio de 2011

Incompleto, triste e feliz.

Olá, pessoal!

Muito antes da criação deste blog, do Twitter ou de qualquer outro meio de desabafo cibernético, sempre li, ouvi, falei ou escrevi algo relacionado aos sentimentos.

Fui criado por pais maravilhosos, estudei em bons colégios, graduei-me em uma universidade renomada e concorrida, ingressei sete anos depois de formado na mesma universidade para cursar um programa de mestrado, tenho um emprego razoável em uma empresa renomada e respeitada, tive algumas paixões,  tive amor, tenho amigos maravilhosos e certa facilidade para reconhecer outros mais, sinto-me bem e confortável por ter um certo grau de instrução e cultura que me separa dos beócios, sou bem-humorado e, acima de tudo, não possuo ambições e sonhos impossíveis ou grandiloquentes. Então me pergunto: sou uma pessoa feliz?

Essa talvez seja a pergunta mais sem resposta da maioria de todos nós. Por quê? Porque é muito difícil definir o que realmente é "felicidade". E mesmo que a expliquemos, de que forma a mediremos?

O assunto é tão ponderoso e reflexivo que muita gente, seja impostora ou seja séria, faz dinheiro com isso. Psicólogos, curandeios, líderes espirituais, palestrantes motivacionais, escritores de auto-ajuda, etc.

Para grande parte dos estudiosos, felicidade não é uma emoção, mas um sentimento de bem estar. Como nos canta o Barão Vermelho: "a felicidade é um estado imaginário".

E o que nos torna feliz? Tive um chefe que me dizia: "Felicidade é o tripé pessoal, profissional, amor". De certa forma, concordo com ele. Mas seria apenas isso? Onde entra a espiritualidade no nosso bem estar?

Por que mesmo quando temos amor, trabalho, amigos e diversão muitas vezes nos sentimos incompletos? O que nos faz sentir que sempre falta algo?

Em alguns momentos me sinto feliz, em outros, triste, em outros, apenas aliviado. Alívio e leveza são espécies de contentamento? E o que realmente define uma pessoa triste?

Passei por momentos difíceis na vida. Algumas breves nuvens passageiras e outras tempestades que pareciam sem fim! Os momentos mais tristes acabaram de alguma foma me fortalecendo. Hoje, são usadas como comparativos. Quando algo ruim acontece, penso: "relaxa, se você passou por aquilo, passa por quase qualquer coisa". Por que quase? Tenho medo terrível da morte! Não a da minha, mas as das pessoas que amo.

Enfim, você é feliz?
Grande abraço a todos e "now it's time for happiness, stay hard and trust your fate".

Filipe.

Um comentário:

  1. A felicidade é um contentamento que dura apenas alguns instantes...
    Engraçado isso... Mas quando conquistamos algo e isso nos deixa muito feliz, instantaneamente nossa ambição, nossos desejos se voltam para outro alvo, outra conquista, outro objetivo. E é aí que a felicidade nunca é total, completa.
    O ser humano é movido pelas conquistas, pela necessidade de se auto afirmar, de ser melhor e mais sempre... E isso não é ruim. Isso é bom!
    Isso nos impulsiona à frente. Nos move para querer melhorar, estudar mais, correr atrás.
    O que seria de nós se todas as nossas ambições se extinguissem?? Estacionaríamos e aí a vida perderia todo o sentido.
    O que não podemos confundir é desejo com infelicidade.
    Não ter tudo que queremos, seja no campo profissional, financeiro, social, emocional, não deve ser motivo para uma total infelicidade. Deve ser motivo para a busca, para a conquista... e para nos sentirmos felizes com cada pequeno momento que nos traz um sorriso ao rosto, um alento a alma... um sonhar ao coração!
    Acho que eu sou crédula demais... e costumo dizer que feliz demais... Basta um sorriso para que o meu se abra... E adoro ser assim!!!

    Beijos, querido
    Luz, paz e felicidade sempre...
    E muitas conquistas...

    ResponderExcluir