terça-feira, 26 de abril de 2011

Jaconé, meu recanto de paz!

Olá, pessoal!

Resolvi fazer uma pequena homenagem hoje ao meu maior recanto de paz, Jaconé. Distrito dividido entre as cidades de Saquarema e Maricá, Jaconé é um ótimo lugar para se descansar, já que não possui enorme frequência de veranistas e banhistas.

Com um delicioso clima de interior, não é o lugar mais calmo que conheço, muito menos o mais paradisíaco, porém possui lugar cativo no coração, visto que tenho casa lá desde 1997 e muitas estórias para contar. Ah, se aquelas marias-farinhas, tatuís e corujas pudessem falar!

Jaconé possui 3,3km² de área, sua praia é extensa, com aproximadamente 10km, e o mar conhecido por sua enorme violência. Já caí sem quase conseguir voltar algumas vezes. Além do mar, existe uma enorme lagoa despoluída.

A formação das ondas em Jaconé é propícia para o bodyboard na parte central e para o surf nos cantos. Aliás, um desses cantos possui uma enorme área privada pertencente ao jornalista Roberto Marinho. Reza a lenda que nesta área encontram-se dois campos de golf e um cassino. Não posso afirmar!
Além do surf e bodyboard, a pesca com linha é muito comum em Jaconé. E por falar em pesca, atrás de meu condomínio existe um enorme campo onde acontece uma etapa do "campeonato mundial de arremesso de chumbada". Isso mesmo! Pessoas de clubes de todo o mundo usam suas varas de pescar para disputar quem lança a chumbada mais longe! Excêntrico!

Passei alguns poucos carnavais em Jaconé, porém posso afirmar que achei todos muito fracos. Nos poucos que presenciei, o evento não passava de um DJ tocando axé a noite toda com as pessoas estranhamente circulando de um lado para o outro. Para não dizer que o carnaval de Jaconé é só derrota, o antigo bloco Siri Que Samba desfila animadamente durante o dia para a alegria dos foliões mais tradicionais.

As ruas principais de Jaconé são as perpendiculares 13 e 96, ambas asfaltadas e onde se concentra a maior parte do comércio.

Abaixo a foto aérea de Jaconé e de meu condomínio. Não marcarei minha casa por questões de segurança, mas dou uma dica: minha rua tem nome de cachaça!

Grande abraço,

Filipe.

3 comentários:

  1. Ahhhh pode marcar minhas férias ai!!!

    ResponderExcluir
  2. Convite feito há muito tempo! Só quero ver! =)

    ResponderExcluir
  3. Filipe, tambem me apaixonei por Jacone.Por isso comprei um terreno ai,perto da sua rua.Somos felizes, por fazermos parte de Jacone.

    ResponderExcluir