quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Rock in Rio - Eu fui novamente

Olá, pessoal!

Entre os dias 23/9 e 3/10, o Rio de Janeiro viveu, após dez anos de espera, a quarta edição do que é considerado o maior evento de música do mundo, o Rock in Rio.

Ainda sob a sombra das duas primeiras edições, em que o rock dominava o line up, a quarta edição, da mesma forma que a terceira, começou sob a desconfiança do público mais conservador, devido à enorme mistura de estilos e tendências.

Diferente das outras edições, a mistura de estilos acabou sendo bem recebida pelas milhares de pessoas que frequentaram os sete dias de festival.

Minha história com o Rock in Rio começou em 1985, quando ainda com 8 anos de idade, assistia frustrado pela televisão aos shows do Queen, Scorpions e Iron Maiden, entre outros. Certamente foi um divisor de águas em minha vida. O grande responsável pela minha paixão por rock e heavy metal.

Aos 14 anos, tive contato com meu primeiro show internacional, Faith No More, no dia 20 de janeiro de 1991, durante a segunda edição do festival. Nesse dia, assisti maravilhado aos shows de Hanói Hanói (que tocou sob o grito uníssono do público de "Barão", banda que havia desistido do festival por problemas com os produtores), Titãs, Faith No More, Billy Idol e Guns and Roses. Essa última, minha banda preferida na época. Preferida durante pouco tempo, diga-se de passagem, pois logo o Iron Maiden tomaria esse lugar.

Em 2001, já com alguma experiência de shows e bagagem de rock no currículo, fui a dois dias da terceira edição. No dia 19 de janeiro, Queens of the Stone Ages, Sepultura, Rob Halford e Iron Maiden fizeram a antiga Cidade do Rock tremer. E no dia 23 de janeiro, Red Hot Chili Peppers, entre outras atrações "menores", deu um show correto, porém frio. Coisa estranha para uma das bandas mais quentes e animadas de minha juventude. A banda havia trocado a pegada funk de Blood Sugar Sex Magik pelo radiofônico rock alternativo com algum groove de Californication.

Após edições em Portugal e Espanha, o bom filho a casa tornou. E com sucesso. A marca se tornou tão forte que os ingressos para todos os dias se esgotaram rapidamente, mesmo sem todas as atrações confirmadas. E dessa vez fui a três dias de festival e assisti aos outros quatro pela televisão.

Apesar de não ter sido o rock a forte marca desta quarta edição, a maioria dos shows agradou ao grande público. Fui nos dias 25/9, 29/9 e 1/10.

Considerado pela maioria como o verdadeiro Dia de Rock, o dia 25/9 veio com o line up recheado de muito heavy metal. O palco Sunset veio com as nacionais Matanza, Korzus, Angra e Sepultura. Assisti apenas às duas últimas.

O show do Angra, com participação especial da ex-Nightwish Tarja Turunen, foi prejudicado por problemas no PA. Já o do Sepultura, com a partipação do grupo francês Tambours du Bronx,  que aconteceu com o som equalizado, não engrenou, pois insistiu nas longas batucadas dos franceses, em detrimento aos clássicos dos brasileiros.

No palco principal, não assisti aos shows do Gloria e do Coheed and Cambria, porém Motörhead, Slipknot e Metallica já me valeram o festival. Os veteranos liderados pelo baixista e vocalista Lemmy Kilmister fizeram um show vibrante com uma grande sequência de clássicos que deixou a rapaziada com sangue nos olhos.

Os mascarados do Slipknot foram a grande surpresa da noite. Pelo menos para mim. Assumo que fui para a Cidade do Rock com o nariz meio torcido para o grupo, porém o show foi absurdamente empolgante! Brutal!

E o Metallica? Bem, como não canso de dizer, depois do Rush, é pra mim a melhor banda no palco. Impressionante o profissionalismo e a energia do grupo! Os fãs sairam enlouquecidos! Setlist cheio de clássicos! Incrível!

Na quinta-feira, 29/9, retornei à Cidade do Rock por dois motivos, Jamiroquai e Stevie Wonder. Deixo em aberto aqui as outras atrações, pois não me disseram muita coisa. Já a dobradinha de headliners mais uma vez valeu o meu ingresso! Dancei muito com Jamiroquai! E me emocionei o tempo todo com Stevie Wonder. Lenda!

Já no sábado, 1/10, a coisa foi diferente. Não era fã de nenhuma das atrações, apesar da curiosidade no show do Coldplay. Parti cedo para a Cidade do Rock tentar ingresso, porém a grande procura elevou os preços ao absurdo de R$400,00 no mínimo. Desisti de entrar por volta do show do Frejat, quando resolvi assistir do lado de fora da grade, em frente ao Rio Centro. No intervalo entre Maná e Marron 5, o incrível aconteceu: um casal por volta de seus 50 anos resolveu dar um par de ingressos para mim e minha acompanhante. Prova do meu carisma?! =P

Com ingresso em mãos, vimos os shows de Marron 5 e Coldplay já do lado de dentro. Não curti o primeiro, apesar do show animado. Já o Coldplay deu um show arrastado, porém bonito e correto. Em todos os sentidos. Subiu no meu conceito.

Fora os shows que fui, curti alguns outros pela televisão. Arrependi-me de não ter visto Sir Elton John, que me fez chorar em Rocket Man I Guess That's Why They Call It The Blues, vibrei com o show do System of a Down, nem tanto com o Red Hot Chili Peppers e perdi o sono com o rebolado da Shakira. Os Guns and Roses? Bem, viraram cover de si mesmos e nem de longe me lembram a banda que assisti em 1991.

Enfim, que venha 2013 e que a gente não pare mais de cantar...

Grande abraço a todos,

Filipe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário